Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 28 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»BRASIL»Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão conhecidos nesta segunda (1º)
    BRASIL

    Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão conhecidos nesta segunda (1º)

    2025-12-01T11:23:19-03:000000001931202512

    Os candidatos aprovados na primeira fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) e classificados para a segunda etapa já podem conferir os locais das provas discursivas a partir das 16h desta segunda-feira (1º), no horário de Brasília. A avaliação será aplicada em 7 de dezembro em 228 cidades de todas as unidades da Federação, seguindo o mesmo padrão da primeira etapa, realizada em 5 de outubro.

    O Cartão de Confirmação de Inscrição trará informações detalhadas sobre os locais das provas, número de inscrição, data, horário e número da sala de aplicação. O documento também indicará se o candidato tem direito a atendimento especializado ou poderá utilizar o nome social, caso tenha solicitado no momento da inscrição. O acesso é feito pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), utilizando o CPF e a senha do Gov.br.

    Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão e a FGV recomendam que os candidatos levem o cartão impresso no dia da prova para facilitar a localização da sala. Os portões serão fechados pontualmente às 12h30, meia hora antes do início das provas, de acordo com o horário de Brasília. A prova discursiva para cargos de nível superior terá duração de três horas, das 13h às 16h, enquanto os cargos de nível intermediário terão duas horas, das 13h às 15h.

    As provas discursivas terão critérios diferentes conforme o nível de escolaridade. Para cargos de nível superior, a avaliação contará com duas questões discursivas, totalizando 45 pontos, sendo metade da nota dedicada a conhecimentos específicos e a outra metade ao domínio da língua portuguesa. Já os cargos de nível intermediário exigem uma redação dissertativa de até 30 linhas, valendo 30 pontos, com avaliação integral sobre o domínio da língua portuguesa. Todas as respostas devem ser transcritas à mão, com caneta azul ou preta, na folha definitiva.

    O CNU 2025, conhecido como “Enem dos Concursos”, oferece 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos do governo federal, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário. Do total, 2.480 vagas são para preenchimento imediato e 1.172 para provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados. O concurso também forma um banco de aprovados em lista de espera e registrou 761.528 inscrições de candidatos de todos os estados, de 4.951 municípios.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.