A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) concluiu as atividades da campanha Novembro Azul, iniciativa dedicada à conscientização e prevenção do câncer de próstata. Por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem, a pasta promoveu serviços de assistência, informação e acolhimento voltados para o público masculino da capital.
Durante o período, equipes de saúde executaram diversas ações direcionadas aos homens, resultando em mais de 500 procedimentos realizados em diferentes pontos da cidade.
“O Novembro Azul representa um passo importante para os cuidados com a população masculina, já que muitos homens ainda resistem em cuidar da saúde devido a questões culturais. Buscamos quebrar o preconceito em relação ao exame e fazer com que esses homens se sintam à vontade para procurar os serviços de saúde disponíveis, não somente neste mês, mas também cotidianamente”, destacou Camila Calaça, responsável técnica pelo Programa de Saúde do Homem.
Locais de atendimento
No galpão do Aterro Sanitário de Maceió, 45 trabalhadores receberam atendimento, incluindo ventosaterapia, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, acompanhamento nutricional e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais.
Mais de 130 homens em situação de rua, assistidos pelos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POPs), participaram das ações. Eles receberam imunização, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de aferição de pressão arterial e glicemia, e orientações sobre saúde.
A Guarda Municipal também foi um dos pontos que recebeu os serviços, com oferta de teste glicêmico, ventosaterapia, verificação de pressão arterial, atualização do calendário vacinal, testagem rápida e distribuição de kits de higiene bucal, além de orientações sobre saúde geral e sinais de câncer bucal.
Na Casa de Passagem São Vicente de Paulo (Casa de Ranquines), no Centro, foram realizados 299 atendimentos, incluindo testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), aferição de pressão e glicemia, avaliação nutricional, atendimento fisioterapêutico, ventosaterapia e atualização do cartão vacinal.

