Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    sexta-feira, 12 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»BRASIL»General Heleno informa sobre problemas de saúde em audiência no STF, mas não cita Alzheimer
    BRASIL

    General Heleno informa sobre problemas de saúde em audiência no STF, mas não cita Alzheimer

    2025-11-27T17:26:57-03:000000005730202511

    O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, declarou em audiência no Supremo Tribunal Federal (STF) que foi detido na residência da filha e que possui problemas de saúde, fazendo uso de medicamentos controlados. O militar, contudo, não fez referência ao diagnóstico de Alzheimer.

    O oficial, que cumpre pena de 21 anos de prisão determinada pela Primeira Turma da corte, descreve que sofre de diversas enfermidades e segue tratamento com múltiplos remédios. Os advogados solicitaram que o conteúdo da sessão e sua gravação fossem mantidos em sigilo.

    Conforme apurado anteriormente, Heleno comunicou ao Exército Brasileiro sobre o diagnóstico de Alzheimer desde 2018. A informação tornou-se pública durante avaliação médica realizada no Comando Militar do Planalto, em Brasília, local onde se encontra preso.

    Ao descrever suas condições médicas preexistentes e possíveis lesões corporais, o general afirmou “ser portador de demência de Alzheimer em evolução desde 2018, com perda de memória recente importante, prisão de ventre e hipertensão, em tratamento medicamentoso (polifarmácia)”.

    As informações evidenciam que o militar já convivia com a doença durante o exercício do cargo de ministro do GSI ao longo dos quatro anos do governo Bolsonaro, período em que mantinha acompanhamento médico.

    Condições da prisão

    A Força Armada informa que a rotina dos generais seguirá as normas estabelecidas para a custódia de militares. As celas preparadas pelo Exército localizam-se dentro do Comando Militar do Planalto, dispondo de cama, banheiro e ar-condicionado. Mediante autorização judicial, os detidos poderão ter acesso a televisão e frigobar.

    Pela primeira vez na história do país, generais de quatro estrelas são presos por envolvimento em tentativa de golpe de Estado. A Primeira Turma do STF condenou os oficiais por integrarem o “núcleo crucial” de uma organização criminosa voltada a impedir a posse do presidente eleito em 2022.

    De acordo com a Procuradoria-Geral da República, Heleno e Paulo Sérgio Nogueira participaram do grupo que coordenava ações para a abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Entre os crimes atribuídos estão tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, organização criminosa e deterioração de patrimônio tombado.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.