O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Marcelo Melo, e o secretário executivo de Políticas Agropecuárias, Silvio Bulhões, estiveram em Brasília nessa terça-feira (25) com o objetivo de ampliar parcerias com o Governo Federal e a Bancada Federal para fortalecer o setor agropecuário em Alagoas.
Durante a visita, os secretários participaram de reuniões no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), onde se encontraram com o secretário nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Daniel Fortunato, para tratar sobre rotas de integração voltadas ao escoamento da produção local.
No Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a comitiva foi recebida pela secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, pelo diretor do Departamento de Aquisição e Distribuição de Alimentos Saudáveis, Raimundo Nonato, e pela diretora do Departamento de Promoção da Inclusão Produtiva Rural e Acesso a Água, Camile Sahb. O tema central do encontro foi o Programa Cisternas, atualmente em execução no estado, com discussões sobre ampliação das ações voltadas à segurança alimentar e aos recursos hídricos.
Marcelo Melo destacou a importância das parcerias estratégicas para o setor: “Estamos empenhados em garantir a continuidade das ações que já fortalecem o campo alagoano, ao mesmo tempo em que ampliamos iniciativas estratégicas para impulsionar ainda mais nossa produção. A agricultura é um motor fundamental da economia local, gera renda, emprego e desenvolvimento.”
A agenda incluiu ainda reunião no gabinete do deputado federal Isnaldo Bulhões, líder do MDB na Câmara e relator do orçamento de 2026, para discutir a viabilidade de garantir mais recursos para programas e ações voltadas ao setor rural. A comitiva contou também com a participação do presidente da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), Luciano Monteiro.

