O maior programa de contenção de encostas já realizado em Maceió continua em ritmo acelerado, com obras simultâneas em sete áreas da capital. Nesta nova fase, o investimento total chega a R$ 73,3 milhões, conforme informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
Quatro dessas intervenções estão concentradas no Vale do Reginaldo, no bairro Poço. Outras frentes de trabalho seguem na Rua Princesa Diana (São Jorge), no Mirante São Rafael (Jacintinho) e no Conjunto João Sampaio, dentro do Parque Municipal, no Petrópolis. Além disso, a Chã de Bebedouro recebeu recentemente uma obra concluída na Rua Marquês de Abrantes.
Quanto ao funcionamento das intervenções, todas as áreas contempladas com contenção definitiva utilizam a técnica de solo grampeado, que aumenta a resistência do terreno e diminui o risco de deslizamentos. O procedimento é reforçado por sistemas de drenagem, essenciais para evitar o acúmulo de água e garantir maior estabilidade às encostas.
Nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Maceió finalizou 38 obras voltadas à proteção de áreas vulneráveis. Entre elas, 25 correspondem a pontos de proteção com aplicação de geocomposto de PVC e 13 são contenções definitivas, que incluem reforço estrutural e drenagem.
O objetivo dessas ações é estabilizar áreas de risco e prevenir deslizamentos, sobretudo durante os períodos de maior intensidade de chuvas.

