Na manhã desta sexta-feira (21), banhistas encontraram uma tartaruga-verde (Chelonia mydas), já adulta e do sexo feminino, morta na Praia de Jacarecica, em Maceió. O animal apresentava estado avançado de decomposição, o que motivou a chamada imediata das autoridades ambientais.
Bruno Stefanis, presidente do Instituto Biota, informou que uma equipe foi enviada ao local com veículo apropriado para o recolhimento da carcaça. O corpo da tartaruga será submetido a necropsia, procedimento que poderá identificar as possíveis causas da morte.
A tartaruga-verde é comum no litoral alagoano, seja em períodos de alimentação ou desova. A análise técnica vai indicar se o óbito ocorreu por fatores naturais ou se pode estar relacionado a impactos ambientais, como poluição ou presença de resíduos.
O Instituto Biota alerta a população sobre a importância de não tocar em animais marinhos encalhados, vivos ou mortos. A recomendação é acionar imediatamente a equipe pelo número (82) 99115-2944, enviando fotos e localização precisa, para que sejam adotados os procedimentos corretos e os órgãos responsáveis sejam informados.

