Uma senhora de 102 anos de idade foi internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após sofrer agressões físicas durante a invasão de sua residência por um adolescente de 19 anos que tentava subtrair seus pertences. A Polícia Civil do Amazonas, através da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Tefé, município situado a 523 quilômetros da capital Manaus, efetuou a prisão do investigado na tarde da última sexta-feira (14).
Em declarações às autoridades policiais, o acusado reconheceu a autoria do delito. “Ele admitiu ter enforcado a vítima e desferido um soco para coagi-la a entregar dinheiro, além de subtrair R$ 100. Relatou ainda ter cortado a língua da idosa para impedir que ela gritasse e pedisse ajuda”, explicou o delegado Renato Ferraz.
Conforme apurado pela polícia, o episódio violento aconteceu na terça-feira (11). “Na quarta (12), familiares da vítima procuraram a delegacia para informar que um indivíduo desconhecido havia invadido a residência da idosa. De imediato, iniciamos diligências para identificar o agressor, realizando levantamentos de campo, coleta de informações e ações em pontos estratégicos da cidade”, disse o delegado.
As investigações tiveram início depois que o Hospital Regional do município notificou a Polícia Civil sobre o ingresso da idosa em estado grave, apresentando sinais de estrangulamento, traumatismo ocular e ferimento cortante na língua.
Segundo o delegado, de acordo com laudo da equipe médica, a idosa necessitou de transferência para a UTI após sofrer broncoaspiração de sangue, fato que demonstrava a severidade das violências sofridas.
O Judiciário determinou a prisão preventiva, e o mandado judicial foi executado sem delongas. O investigado permanecerá preso, por decisão judicial, para apuração pelo crime de roubo majorado em virtude dos ferimentos graves.
A idosa continua hospitalizada no Hospital Regional de Tefé em decorrência da complexidade de seu estado clínico.

