A divulgação do gabarito oficial das provas objetivas do Enem 2025, nessa quinta-feira (13), levou os participantes a conferirem o desempenho no exame aplicado no último domingo (9). Porém, uma questão da prova de Linguagens acabou gerando grande debate nas redes sociais por envolver uma interpretação considerada controversa sobre uma publicidade relacionada ao poeta português Fernando Pessoa.
O item trazia duas frases — “Você entra Fernando” e “E sai Pessoa” — acompanhadas da imagem de um homem, cuja cabeça e camiseta eram preenchidas por elementos da cultura portuguesa. A peça fazia referência à 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e trazia o slogan do evento: “Todo mundo sai melhor do que entrou”.
A proposta da questão era identificar qual era o propósito dos elementos verbais e não verbais presentes no cartaz. As alternativas ofereciam cinco possibilidades:
a) divulgar a obra de Fernando Pessoa no Brasil.
b) valorizar a realização de eventos literários no país.
c) ressaltar o impacto da leitura na vida das pessoas.
d) fomentar o turismo cultural na cidade de São Paulo.
e) evidenciar a influência de Pessoa na literatura brasileira.
O Inep classificou a letra “c” como a resposta correta.
A escolha, no entanto, desagradou parte dos candidatos, que argumentaram que a alternativa “d” também seria plausível, já que o cartaz tinha caráter publicitário e, portanto, teria a intenção de atrair o público para a Bienal.
Nas redes, uma candidata contestou:
“Posso estar louca, mas é um cartaz PUBLICITÁRIO, logo o objetivo dele tem que ser convencer o público a fazer algo (aqui, ir à Bienal). ‘Todo mundo sai melhor do que entrou’ DA BIENAL! Está falando de como a BIENAL muda as pessoas”.
Outra participante afirmou que a questão não apresentava uma única resposta evidente, o que teria confundido os estudantes.
“O anúncio não é sobre livros, é sim sobre um evento literário, onde a promessa é transformar os participantes. A letra c é ‘mais correta’, e ter uma ‘mais correta’ é um dos piores hábitos do Enem”, criticou.
O debate rendeu ainda uma série de memes. Um internauta brincou:
“Fui tão mal no Enem que sinto que entrei pessoa e saí Fernando”.
Nesta edição, 3,51 milhões de inscritos fizeram o primeiro dia de provas, composto por 90 questões — 45 de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas — além da redação, cujo tema foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
O segundo dia do exame acontece neste domingo (16), quando os participantes terão cinco horas para resolver 90 questões das áreas de Matemática e Ciências da Natureza.

