A prefeitura de Maceió deu início à fase de terraplanagem para recuperação da malha viária que permitirá a volta do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) aos bairros do Mutange e Bebedouro. A previsão é que o transporte retome suas operações nestas localidades em 2027, após a conclusão de todas as etapas de preparação do terreno e instalação da nova estrutura.
A circulação do VLT havia sido interrompida em 2020, quando foi identificado o processo de afundamento do solo que atingiu cinco bairros da capital alagoana. Desde então, a região permanecia sem a operação do sistema de transporte sobre trilhos.
Como parte dos preparativos para o retorno seguro do VLT, técnicos da Defesa Civil de Maceió realizaram missão técnica ao Japão em 2024. A comitiva, que incluía o coordenador-geral Abelardo Nobre, reuniu-se com especialistas do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo japonês e visitou o Instituto de Pesquisas Tecnológicas Ferroviárias.
Medidas de segurança implementadas
Para garantir a segurança na operação, a Defesa Civil estabeleceu um conjunto de protocolos que incluem:
- Conclusão das obras de estabilização das encostas do Mutange;
- instalação de sistemas de monitoramento em tempo real ao longo dos trilhos;
- preenchimento completo de todas as cavidades identificadas no solo, incluindo as cavidades 20/21, 27 e 15 – sendo que as cavidades 27 e 15 já foram totalmente preenchidas, enquanto as 20/21 estão em andamento;
- vigilância contínua do trecho entre o antigo Colégio Bom Conselho e a ladeira da Gruta do Padre Cícero Romão Batista.
O coordenador-geral da Defesa Civil, Abelardo Nobre, ressalta que “o uso do local será momentâneo, somente por um curto espaço de tempo, que é o tempo de passagem do trem pela região. Não serão construídas paradas de trem em todo o trecho dentro dos bairros afetados. A política do desastre não nos permite viabilizar o retorno de construções que ocupam a região de forma permanente”.

