Esportistas com idades entre 30 e mais de 70 anos, que seguem competindo em torneios nacionais e internacionais, compareceram à Câmara Municipal de Maceió nesta terça-feira (11), data instituída como Dia do Atleta Master em Alagoas. Eles receberam tributo em sessão especial convocada pelo vereador Silvio Filho.
A data foi selecionada por coincidir com o aniversário do ex-futebolista José Raimundo, que atuou profissionalmente pelo CSA durante os anos 1970 e atualmente exerce função de conselheiro na agremiação, tendo participado da revelação de atletas como Peu e Adriano Gabiru, detentores de títulos mundiais pelo Flamengo e Internacional.
Para Silvio Filho, a celebração presta reconhecimento a personalidades que demonstram, por meio de treinamentos e competições, que a dedicação ao esporte não possui barreiras etárias. “É mais que competir, é manter vivo o espírito esportivo, desafiar limites. Vocês são exemplos de determinação, saúde e inspiração. Mostram que o esporte é uma jornada contínua e que nunca é tarde para começar”, declarou.
O deputado Silvio Camelo, autor da legislação que estabeleceu a data, argumentou que o propósito da homenagem é conscientizar a população sobre a importância da permanência na prática esportiva e, para quem não a exerce, despertar o interesse pela adesão a um movimento em expansão.
O homenageado duplo da data, José Raimundo, manifestou satisfação em comemorar simultaneamente o Dia do Atleta Master e seu aniversário. “Uma homenagem, até certo ponto, justa, porque eu luto com isso desde que tinha 40 anos. Começamos com o campeonato 40, 45, 50, 55, 60, 65, e agora estamos em 70 anos. Isso é muito bom, porque estamos levando saúde para os ex-atletas. E hoje, nosso vereador Silvio Camelo Filho teve essa felicidade de homenagear todos os atletas, ex-atletas, profissionais ou não profissionais”, elogiou.
A presidente da Associação Master Alagoana de Basquetebol, Paula Isabelle, afirmou que o atleta master representa superação. Ela recordou que Alagoas conta com uma esportista acima de 70 anos que integra a seleção brasileira de basquete e serve como referência na modalidade. “São pessoas que substituem a aposentadoria para continuar nas quadras, jogando, incentivando e mostrando aos jovens que você pode continuar enquanto tiver saúde, e para ter saúde”. A atleta mencionada, Fátima Tenório, também prestigiou a solenidade.
Para o representante da Associação dos Cronistas Esportivos de Alagoas, Jorge Moraes, a criação de 11 de novembro como data comemorativa resgata esse esportista do que denominou “zona do silêncio”. Ele enumera nomes como Zé Preta, Jacozinho, Café, Zé Raimundo e Peu, todos presentes no evento.
Estiveram também presentes o secretário especial de Gestão da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, Charles Hebert; o presidente do Partido Verde em Alagoas, Sam Menezes; o diretor do Ifal campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim; o ex-vereador Arnaldo Camelo; e o presidente da Associação Alagoana de Ciclismo, Antônio Facchinetti.













