Paulo Dantas (MDB), governador de Alagoas, inicia na segunda-feira (10) sua participação na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, integrando a comitiva do Consórcio Nordeste, que representa os estados da região nos debates sobre sustentabilidade e desenvolvimento climático. A programação prevê encontros com líderes globais, eventos temáticos e reuniões com instituições internacionais, articulados junto aos demais governadores nordestinos.
A primeira agenda relevante ocorre entre 12h e 13h, durante a Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo, considerada o momento central da conferência, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles (PI), fará pronunciamento em nome dos governos subnacionais brasileiros.
O governador também tem agendada reunião com bancos de financiamento internacional, como o KfW Development Bank, da Alemanha, que investe em projetos de impacto ambiental, social e econômico. Ele ainda participará da inauguração do Pavilhão Brasil – “O Momento é de Ação Climática”, organizado pelo Governo Federal e com participação indicada pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).
Na terça-feira (11), das 10h às 11h, Paulo Dantas será um dos participantes do Painel sobre Instrumentos Econômicos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), promovido pelos estados do Nordeste, onde defenderá mecanismos de incentivo para a conservação e recuperação ambiental.
Mais tarde, às 13h, o governador participa da inauguração do Espaço Brasil Nordeste, acompanhado dos demais governadores da região e de ministros como Renan Filho (Transportes) e Camilo Santana (Educação). A agenda oficial termina às 16h30, com a plenária de apresentação do Plano Brasil Nordeste de Transição Ecológica (PTE-NE), iniciativa do Consórcio Nordeste voltada à construção de uma estratégia regional de desenvolvimento sustentável e de baixo carbono. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é esperado no encontro.
Realizada entre 10 e 21 de novembro, a COP30 deve reunir cerca de 50 mil participantes, incluindo chefes de Estado, representantes de 198 nações, pesquisadores, veículos de imprensa e membros da sociedade civil. O evento celebra 30 anos da agenda internacional sobre o clima e busca avançar nas ações necessárias para limitar o aquecimento global a 1,5°C até o final do século, compromisso firmado no Acordo de Paris, em 2015.













