A obra da ciclovia da Avenida Durval de Góes Monteiro, com 5,7 quilômetros de extensão, foi entregue já está em uso por centenas de pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte, lazer ou prática esportiva. A iniciativa faz parte pacote de obras da Braskem voltadas à melhoria da mobilidade urbana em Maceió
Implantada no canteiro central da avenida, a nova pista liga o viaduto da BR-316 à Avenida Fernandes Lima, nas proximidades do Parque do Horto. O projeto integra as obras de ampliação da via, que também preveem novas faixas laterais, calçadas acessíveis, sistema de drenagem pluvial, modernização da rede elétrica e iluminação pública, além da criação de áreas de estacionamento.
As intervenções fazem parte do Termo de Acordo Socioambiental, firmado em dezembro de 2020 entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Braskem, com participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do município de Maceió. O investimento, com orçamento inicial de R$ 360 milhões, corrigidos anualmente, é planejado pela prefeitura e fiscalizado pelo poder público.
Mais segurança no trajeto
De acordo com a pesquisa nacional do Perfil do Ciclista (Transporte Ativo e Labmob-UFRJ, 2021), 91,5% dos ciclistas em Maceió utilizam a bicicleta como meio de transporte para o trabalho. Já em 2012, o Instituto Rua Viva estimava que entre 2 mil e 3 mil ciclistas passavam diariamente pela Avenida Durval de Góes Monteiro.
O designer gráfico Omar Chagas, que há três anos pedala até o trabalho, comemorou a melhoria na infraestrutura. “Antes, era necessário usar o acostamento, o que trazia riscos. Agora, economizo tempo, combustível e tenho mais segurança e qualidade de vida”, relatou.
O biomédico Pedro Paulo Costa, ciclista há quatro anos, também destacou os benefícios. “Antes dessa faixa, o trajeto era bem mais perigoso. Hoje pedalamos com mais tranquilidade e segurança, sem disputar espaço com carros e ônibus. Isso incentiva mais pessoas a pedalar e fortalece a comunidade de ciclistas”, afirmou.
Além da ciclovia da Durval de Góes Monteiro, Maceió já conta com uma pista de 1,3 km na Avenida Menino Marcelo. Estão em construção 2,3 km na nova Via de Ligação — que conectará as Avenidas Durval de Góes Monteiro e Menino Marcelo — e 2,1 km no Sistema Camerino, que ligará a Avenida Fernandes Lima e o bairro do Farol à região Sul da cidade. No total, serão mais de 11 quilômetros de novas ciclovias
Os projetos de mobilidade urbana incluem ainda a implantação de 25 km de calçadas acessíveis, com piso tátil e rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, dez semáforos com botoeiras e sinal sonoro foram instalados nas Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, ampliando a segurança de pedestres e pessoas com deficiência visual.













