A montagem da chapa de deputado federal da Federação União Progressista, formada por PP e União Brasil, segue avançando em Alagoas e deve ganhar, nos próximos dias, um reforço importante no time feminino. A vereadora de Maceió, Olívia Tenório (PP), tem seu nome praticamente confirmado para a disputa à Câmara dos Deputados e surge como uma das apostas do grupo liderado pelo deputado federal Arthur Lira (PP).
Olívia Tenório atende o convite de Lira e deve confirmar em breve sua pré-candidatura. Além de vereadora no segundo mandato, ela não é estreante na corrida federal. Em 2018, disputou o mesmo cargo pelo PMN e conquistou uma votação expressiva em sua primeira disputa eleitoral, alcançando mais de 20 mil votos.
Agora, com maior visibilidade e o segundo mandato em Maceió — e amparada por uma estrutura partidária robusta —, ela entra na disputa com potencial ampliado. Filha do deputado estadual Francisco Tenório (PP), a vereadora pode contribuir para o desempenho da chapa.
A escolha de Olívia mostra que as articulações para complementar a cota feminina da federação estão avançadas. Além dela, dirigentes do PP já trabalham a formação completa com mais duas candidatas competitivas.
A lógica é escolher nomes com densidade de votos em todos os segmentos, especialmente no time feminino. A chapa de federal do PP em Alagoas, em 2022, teve 546 mil votos, mas as três mulhers que disputaram na cota de gênero (Lara Omena, Conceição Tavares e Marly Ribeiro) tiveram, juntas, apenas 8,5 mil votos.
O movimento faz parte de uma articulação que coloca, desde já, o PP/União como o maior time eleitoral da corrida federal em Alagoas para 2026. A lista masculina reúne nomes de peso, como Álvaro Lira, Marx Beltrão, Fábio Costa, Daniel Barbosa, Alfredo Gaspar, Nivaldo Albuquerque e Gunnar Nunes — todos com projeções superiores a 50 mil votos.
A expectativa inicial é de eleger quatro deputados federais, mas o ex-presidente da Câmara busca condições para conquistar uma quinta cadeira.
Fonte: Blog de Edivaldo Júnior













