Uma pesquisa do instituto Real Time Big Data, divulgada nesta quinta-feira (30), mostra que 42% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu vitorioso no embate com apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e conseguiu reverter a relação com Donald Trump e os Estados Unidos após o encontro realizado no último domingo (26).
Por outro lado, 30% dos entrevistados afirmaram acreditar que Trump apenas recebeu Lula de forma protocolar e que as tarifas impostas aos produtos brasileiros continuarão até que haja reversão da condenação de Bolsonaro pelo plano de golpe de Estado e anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro.
Outros 28% dos participantes disseram não saber ou preferiram não responder. O levantamento foi realizado com 1.500 pessoas entre os dias 28 e 29 de outubro, com margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
Em agosto deste ano, os Estados Unidos impuseram tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, em retaliação ao julgamento de Jair Bolsonaro e à atuação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) contra empresas norte-americanas.













