As obras de requalificação do entorno do Porto de Jaraguá, em Maceió, já ultrapassaram 70% de conclusão e prometem transformar a região portuária em um novo ponto turístico e econômico da cidade. A iniciativa visa valorizar uma área histórica e consolidar a importância do porto como marco do desenvolvimento da capital alagoana.
O projeto, conduzido pela Prefeitura de Maceió, vai adicionar 1,5 km de calçadão à beira-mar, conectando os bairros de Jaraguá e Pajuçara. Até agora, o trajeto era inacessível pela orla, impedindo o deslocamento direto entre os dois bairros pelo lado da praia.
O calçadão contará com pista de cooper, ciclovia, quatro mirantes para contemplação do mar e iluminação com lâmpadas em LED ao longo do percurso, que promete se tornar um novo cartão-postal da cidade. Além disso, o projeto inclui paisagismo e mobiliário interativo, criando espaços “instagramáveis” para fotos, valorizando a vista do mar e do pôr do sol.
Executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), as obras têm orçamento de R$ 8,5 milhões. Segundo o vice-prefeito e titular da Seminfra, Rodrigo Cunha, o empreendimento alia turismo e economia, promovendo o convívio social de moradores e visitantes.
“Estamos trabalhando para entregar mais um quilômetro e meio de orla, num espaço público leve e funcional, com total infraestrutura inclusive para atividades noturnas. O que já era bom, ficará ainda melhor, pois estamos ampliando aquilo que é conhecido como nosso maior atrativo, a beleza de nossas praias”, afirmou Cunha.
Na segunda etapa do projeto, será realizada contenção marítima em cerca de 150 metros próximos ao Porto de Jaraguá e instalados guarda-corpos em pontos do trajeto, medidas que garantirão maior segurança e conforto para quem circular pelo local.













