O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, neste sábado (25/10), um adicional de 10% na tarifa para produtos importados pelos americanos do Canadá. As informações são da ABC News.
“Por causa da grave deturpação dos fatos e do ato hostil, estou aumentando a tarifa do Canadá em 10% acima do que eles estão pagando agora”, escreveu Trump na própria rede social, a Truth Social.
Desta vez, o argumento utilizado por Trump para a medida é um comercial crítico ao tarifaço com um discurso do ex-presidente norte-americano Ronald Reagan.
O comercial mencionado por Trump faz uma crítica às tarifas impostas pelos EUA ao Canadá desde abril deste ano. A peça publicitária foi veiculada na World Series, série de campeonatos anuais de basebol que envolvem os norte-americanos e os canadenses.
Autoridades da província de Ontário, localizada no sul do Canadá, afirmam que o comercial será tirado do ar na próxima semana, argumento que não convenceu Trump.
O tarifaço de Trump começou em abril deste ano. No segundo dia daquele mês, o presidente norte-americano divulgou uma tabela com tarifas a uma série de países parceiros comerciais. O Brasil é um deles.
No momento, a tarifa geral para produtos do Brasil é de 50%. No entanto, autoridades brasileiras tentam construir um canal de comunicação para que Trump e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dialoguem a respeito do assunto.
Há expectativa que os dois líderes mundiais se encontrem na Malásia, país que sedia encontro da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). A previsão é que Trump e Lula possam se falar na tarde de domingo pelo horário local, ou seja, madrugada no Brasil.













