O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, utilizou as redes sociais para comemorar a revogação da prisão do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe e, ao mesmo tempo, criticar o sistema judiciário do Brasil e dos próprios EUA.
Em publicação feita na terça-feira (21), no X (antigo Twitter), Landau afirmou que o sistema jurídico de alguns países “pode ser usado como uma arma poderosa para distorcer o processo democrático”. O diplomata elogiou a decisão da Justiça colombiana, que considerou ilegais as escutas telefônicas utilizadas como prova contra Uribe, levando à sua absolvição.
“Estou muito feliz que as instituições judiciais da Colômbia tenham se mantido firmes contra uma tentativa descarada de criminalizar a política. Os últimos anos nos mostraram, em países que vão da Colômbia ao Brasil e aos EUA, que o sistema jurídico pode ser usado como uma arma poderosa para distorcer o processo democrático”, escreveu.
Uribe, que havia sido condenado a 12 anos de prisão domiciliar por corrupção passiva e fraude processual, se tornou o primeiro ex-presidente colombiano condenado na história do país. Ele chegou a cumprir 19 dias de prisão domiciliar até a decisão do Tribunal Superior de Bogotá que anulou as provas obtidas de forma ilegal.
A absolvição foi comemorada por aliados do ex-presidente e por figuras da direita conservadora, incluindo membros do governo Trump, que mantêm afinidade ideológica com Uribe.
Ao mencionar o Brasil, Landau fez referência ao recente atrito entre Washington e o Supremo Tribunal Federal (STF), que resultou na revogação de vistos e no congelamento de bens de autoridades brasileiras em território norte-americano. As sanções foram impostas com base na Lei Magnitsky, sob alegações de “perseguição política” e “violações de direitos humanos” por parte da Corte brasileira.
As punições coincidiram com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, e o episódio intensificou as tensões diplomáticas entre os dois países.
“Parabenizo o povo colombiano por este dia importante em sua história, em que o Estado de Direito se mostrou mais poderoso do que os indivíduos que buscaram abusar dele para fins políticos”, afirmou Landau, ao concluir sua mensagem.
O vice-secretário também criticou a atuação da Justiça norte-americana em processos envolvendo o ex-presidente Donald Trump e mencionou a crise política provocada pelo atual shutdown que divide democratas e republicanos na Casa Branca. Segundo ele, tanto no Brasil quanto nos EUA, o sistema judicial vem sendo “politicamente abusado”.