Uma pane na plataforma de computação em nuvem AWS (Amazon Web Services) causou instabilidades em diversos sites e aplicativos no mundo inteiro nesta segunda-feira (20). O problema, registrado na região norte da Virgínia, nos Estados Unidos, afetou mais de 500 empresas que dependem dos serviços da Amazon, incluindo nomes como Sony, Natura, United Airlines, Booking, Perplexity e o jogo Fortnite.
A falha começou por volta das 4h11 (horário de Brasília), segundo a própria companhia. “Estamos investigando o aumento nas taxas de erro e de latência em vários serviços da AWS”, informou a Amazon em comunicado.
Criada originalmente para atender às demandas internas da gigante do varejo, a AWS hoje é uma das principais provedoras de serviços de nuvem do mundo, competindo com plataformas como Microsoft Azure, Google Cloud, Oracle e IBM. Ela oferece infraestrutura para hospedagem de sites, bancos de dados e soluções de inteligência artificial.
Entre os serviços que apresentaram falhas estão a assistente virtual Alexa, o aplicativo de videoconferência Zoom, o app educacional Duolingo e a rede social Snapchat. A própria Amazon também sofreu instabilidade em alguns de seus produtos.
De acordo com a página oficial de “Integridade de Serviço” da empresa, os sistemas começaram a ser restabelecidos gradualmente a partir das 8h. O problema foi identificado na região US-EAST-1, onde fica o principal datacenter da AWS nos EUA. A companhia mencionou “taxas de erro significativas” no DynamoDB, banco de dados de alto desempenho que sustenta boa parte das aplicações hospedadas na plataforma.
Mais de 60 produtos da AWS foram afetados pela pane, todos na mesma região. Às 10h40, a Amazon informou que 37 serviços já haviam sido normalizados.
“Podemos confirmar taxas de erro significativas em solicitações feitas ao serviço DynamoDB na região US-EAST-1. O problema também afeta outros serviços da AWS na mesma área. Nossos engenheiros estão trabalhando para mitigar a falha e entender completamente a causa”, afirmou a empresa às 5h30.
Para o especialista em cibersegurança Thiago Bordini, diretor de cyber threat intelligence da BlueDiamond, o problema teve origem justamente no DynamoDB. Já o diretor de tecnologia da Sage Networks, Thiago Ayub, explica que o impacto global se deve ao fato de essa ser a primeira região criada pela Amazon, em 2006 — e, portanto, ainda usada por um grande número de empresas.
Atualmente, a AWS mantém datacenters em 37 regiões ao redor do mundo, incluindo um em São Paulo, o único no Brasil. A maioria está localizada na América do Norte, Europa e Ásia.
Segundo Ayub, panes como essa não são inéditas. “Mesmo as grandes empresas parecem não aprender com essas reincidências. Como são eventos espaçados, técnicos e gestores acabam relaxando nas medidas de backup e redundância”, observou.
De acordo com o site Downdetector, mais de 4 milhões de usuários relataram falhas em sites e aplicativos durante o incidente. Entre os serviços afetados estão Prime Video, Fortnite, HBO, Mercado Livre, Mercado Pago, Signal, Roku, Roblox, Lyft, Clash Royale, Clash of Clans, Coinbase e Robinhood.