As vendas em bares e restaurantes de Alagoas registraram uma queda de 4,1% no mês de setembro, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com a Stone. O recuo acompanha a tendência nacional, que aponta um impacto direto da preocupação dos consumidores com os recentes casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas no Brasil.
A retração foi identificada no Índice Abrasel-Stone, relatório mensal que monitora o desempenho do setor em 24 estados. Em todo o país, apenas duas unidades da federação apresentaram crescimento no mês, enquanto os demais, incluindo Alagoas, viram as vendas encolherem. A média nacional de queda foi de 4,9% em relação a agosto, e de 3,9% na comparação com setembro de 2024.
A preocupação dos alagoanos acompanha um cenário de alerta nacional. Até a última sexta-feira (17), o Ministério da Saúde havia registrado 46 casos confirmados de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas, além de 87 notificações suspeitas ainda em investigação. Outras 528 foram descartadas.
A Abrasel reforça a importância da fiscalização e da atuação dos órgãos reguladores para combater a produção e venda de bebidas adulteradas. A entidade também recomenda aos bares e restaurantes que redobrem os cuidados na aquisição de produtos, priorizando distribuidores e marcas com registro e procedência comprovada.