O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (18/10) que pretende universalizar o acesso ao programa Pé-de-Meia, o auxílio-financeiro destinado a estudantes do ensino médio para combater a evasão escolar.
Atualmente, o benefício é restrito a alunos de famílias inscritas no CadÚnico com renda de até meio salário-mínimo por pessoa.
Lula defendeu a expansão para incluir todos os estudantes, citando a injustiça da regra atual: “A gente vai ter que discutir com muito carinho, com o [ministro da Fazenda, Fernando] Haddad e com o companheiro Camilo [Santana, ministro da educação] porque dentro da mesma sala de aula tem um aluno que recebe o Pé-de-Meia e outro que não recebe. Às vezes, a diferença de salário é R$ 0,50. Precisamos aprovar a universalização do Pé-de-Meia para que todas as pessoas possam ter o direito de estudar”.
A declaração foi feita durante um evento com estudantes em São Bernardo do Campo (SP). Na ocasião, o petista também repetiu sua provocação ao centro financeiro, reiterando que, em educação, não se gasta, mas sim se investe.