Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Biomédica Fralin, vinculado à Virginia Tech, nos Estados Unidos, revelou que determinados remédios usados para perder peso influenciam a resposta do organismo ao consumo de álcool. O estudo, divulgado na última quarta-feira (15) na revista Scientific Reports, mostra que componentes presentes em medicamentos como Ozempic, Wegovy e Mounjaro retardam a entrada do álcool na corrente sanguínea.
Segundo os pesquisadores, indivíduos em tratamento com agonistas do GLP-1 apresentaram um aumento mais gradual dos níveis de álcool no sangue após ingerirem bebidas alcoólicas. Além disso, esses participantes relataram uma sensação menor de embriaguez em comparação com aqueles que não utilizavam tais fármacos.
Esse efeito se explica pela capacidade desses medicamentos de desacelerar o esvaziamento do estômago, o que faz com que a absorção do álcool pelo organismo ocorra de forma mais lenta. De acordo com os autores do estudo, essa característica pode contribuir para a redução do consumo de bebidas alcoólicas.