A disputa ao Senado em Maceió vem sendo marcada por uma tendência nos levantamentos eleitorais mais recentes: Davi Davino Filho (Republicanos) lidera com folga, enquanto Renan Calheiros (MDB) permanece firme na segunda posição, mesmo diante dos obstáculos enfrentados em sua capital.
Arthur Lira (PP) consegue se manter como terceiro colocado nos cenários sem o deputado federal Alfredo Gaspar ou o prefeito JHC, sem conseguir decolar com consistência entre os eleitores da capital.
A nova pesquisa do Instituto Falpe, realizada entre os dias 9 e 13 de outubro de 2025 em Maceió, confirma a liderança de Davi e mostra que Renan mantém a segunda posição na capital, à frente do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). O levantamento ouviu 2.000 eleitores da zona urbana da capital alagoana. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Intenção de voto para o Senado – Maceió (outubro/2025)
Davi Davino Filho (Republicanos) – 58%
Renan Calheiros (MDB) – 19%
Arthur Lira (PP) – 18%
Paulão (PT) – 12,5%
Ítalo Bonja (Novo) – 3,5%
Nenhum / Branco / Nulo – 8%
Não opinaram – 26%
Avanço
Na comparação com as pesquisas Falpe de janeiro e maio deste ano, quando pontuou com 50% e 57,75% respectivamente, Davi manteve a liderança, consolidando uma vantagem expressiva sobre seus adversários.
Apesar de enfrentar um ambiente tradicionalmente mais adverso em Maceió, Renan Calheiros mantém a segunda posição, mantendo a mesma pontuação de janeiro (19%). O desempenho do senador é considerado relevante, diante da resistência histórica dos Calheiros na capital, onde o MDB costuma registrar índices menores do que no interior do Estado.
Fonte: Blog de Edivaldo Júnior