Os irmãos gêmeos Gali e Ziv Berman, de 28 anos, foram libertados após mais de dois anos em poder do grupo Hamas na Faixa de Gaza e se reencontraram nesta segunda-feira (13). A libertação ocorre no âmbito do acordo de paz para a região mediado pelos Estados Unidos.
Os irmãos integravam um grupo de 20 reféns israelenses que permaneciam em cativeiro e foram os últimos a ser soltos. Eles haviam sido capturados durante os ataques de 7 de outubro de 2023 em uma comunidade israelense na fronteira com a Faixa de Gaza e mantidos separadamente durante todo o período.
O Exército de Israel divulgou uma imagem que registra o momento do reencontro dos irmãos após a conclusão do processo de libertação. Os gêmeos, que possuem dupla cidadania alemã e israelense, passam agora por avaliações médicas e por um processo de reintegração.
A libertação dos irmãos Berman marca uma etapa significativa no processo de intercâmbio de prisioneiros e reféns entre Israel e o Hamas, que tem sido implementado de forma gradual conforme os termos do acordo negociado.