O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à capital italiana, Roma, neste domingo (12/10), para uma importante agenda internacional. Acompanhado de uma delegação brasileira, o presidente será recebido pelo Papa Leão XIV no Vaticano, nesta segunda-feira (13/10). Este será o primeiro encontro de Lula com o novo pontífice, eleito em maio de 2025.
Além da audiência no Vaticano, o presidente brasileiro participa de compromissos focados em segurança alimentar e combate à pobreza:
- Abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), evento que celebra os 80 anos da organização.
- Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada sob a presidência brasileira do G20.
Esta é a segunda viagem de Lula a Roma em 2025. A última ocorreu em abril, quando o líder brasileiro participou do velório do Papa Francisco, antecessor de Leão XIV.
A comitiva presidencial, que inclui ministros como Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social), busca reforçar o protagonismo do Brasil em pautas sociais e climáticas globais.