O tradicional carimbo no passaporte para quem viaja à Europa vai ser substituído a partir deste domingo (12/10). A medida entra em vigor em 29 países europeus, incluindo destinos populares como Portugal, França e Espanha.
O fim da marcação física no passaporte será substituído pelo Sistema de Entrada/Saída (EES), um mecanismo eletrônico que identificará os viajantes por meio de dados biométricos, como imagem facial e impressões digitais. A União Europeia justifica a novidade como uma forma de agilizar o controle de fronteiras e aumentar a segurança.
O sistema biométrico será obrigatório para todos os cidadãos que não têm nacionalidade de nenhum país da União Europeia, nem de países associados como Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
O EES se aplica tanto a pessoas que estão isentas de visto de curta duração quanto àquelas que precisam de visto para viagens de até 90 dias.
Os agentes de fronteira coletarão dados pessoais dos viajantes, como a data exata de entrada e saída do país. Para os cidadãos com visto de curta duração, o sistema armazenará apenas a imagem facial.