A Cooperativa dos Neurocirurgiões de Alagoas (COOPNEURO-AL) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiram comunicados informando a manutenção dos serviços de emergência de neurocirurgia no estado. A confirmação surge após um período de negociação e rumores sobre uma possível paralisação.
Em nota divulgada em suas redes sociais, a COOPNEURO-AL informou à população que manterá os serviços das emergências. A cooperativa destacou ter havido um “retorno positivo dos gestores da saúde do Estado” e manifestou a expectativa de que “o acordo firmado seja mantido”, reiterando o desejo de “continuar nosso trabalho em prol de nossos pacientes.”
Por sua vez, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclareceu que não há paralisação dos serviços de neurocirurgia nas duas principais unidades de emergência do estado: o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca. A Sesau assegurou que o atendimento aos pacientes está sendo mantido integralmente e sem interrupções.
Em relação à situação financeira, a Sesau informou que quitou parte do passivo financeiro e garantiu que a regularização total da situação será realizada “o mais breve possível, cumprindo todos os compromissos firmados.”
A Secretaria reforçou o compromisso com a qualidade da assistência à saúde em Alagoas e repudiou as informações que circularam na internet sobre uma interrupção dos atendimentos, citando o comunicado da própria COOPNEURO-AL como desmentido oficial da interrupção dos serviços.