Militares dos Estados Unidos começaram a chegar a Israel para estabelecer um centro de coordenação civil-militar, em meio ao acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza. A informação foi confirmada por uma autoridade americana.
A CNN já havia reportado na quinta-feira (9) que até 200 soldados americanos estariam em Israel para monitorar a implementação do acordo, embora não haja previsão de que militares dos EUA entrem em Gaza. A expectativa é que o grupo completo esteja no país até domingo (12).
O centro de coordenação, que ainda está em fase de avaliação de locais, terá como foco auxiliar no fluxo de ajuda humanitária e logística, além da assistência de segurança para Gaza. As tropas também monitorarão “os esforços para alcançar a governança civil em Gaza“, acrescentou a autoridade.
A fonte ressaltou que a operação está nos estágios iniciais e que levará tempo para ser totalmente estabelecida. “Levará alguns dias — semanas — para que isso seja totalmente estabelecido. Isso não vai acontecer da noite para o dia”, disse.
O centro será utilizado por diversos parceiros internacionais, incluindo outros países, ONGs e o setor privado, para garantir a colaboração e evitar o “caos” na distribuição de ajuda.