O Ministério da Saúde atualizou, nesta sexta-feira (10/10), o número de notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebida alcoólica adulterada no país. Até o momento, foram realizadas 246 notificações, com 29 casos confirmados e 217 ainda em investigação. Outras 249 suspeitas foram descartadas.
Os estados com casos confirmados são São Paulo (25), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1).
Em Alagoas, o boletim oficial indica um caso suspeito que segue em investigação.
O estado de São Paulo concentra o maior número de suspeitas (160), representando 73,73% do total em análise. Em seguida, aparece Pernambuco, com 31 suspeitas. Outros estados que investigam casos incluem Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Rio de Janeiro (3), Espírito Santo (3), Goiás (2), Alagoas (1), Bahia (1), Ceará (1), Minas Gerais (1), Rio Grande do Norte (1), Rondônia (1) e Roraima (1).
Em relação aos óbitos, cinco foram confirmados no estado de São Paulo. Além disso, 12 mortes seguem sob investigação, sendo seis em São Paulo, três em Pernambuco e um em Ceará, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Os dados reforçam a necessidade de cautela e a atenção das autoridades de saúde em relação à comercialização de bebidas.