O Projeto de Decreto nº 003/2025, aprovado recentemente pela Câmara Municipal de Penedo, concede a Comenda Guardião das Águas do São Francisco ao presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Gustavo Ressurreição Lopes. A proposição é de autoria do vereador Denys Malta Reis e conta com o apoio dos parlamentares Antônio Figueiredo Barbosa Júnior (Júnior do Tó) e Paulo Roberto (Roberto da Farmácia).
A sessão que aprovou a honraria foi conduzida por Júnior do Tó, que presidiu os trabalhos na ausência do presidente da Casa, Messias da Filó, e da vice-presidente, Raquel Tavares. Criada pelo Decreto Legislativo nº 142/2019, a comenda é uma das maiores distinções concedidas pelo Legislativo penedense, voltada a personalidades que atuam na preservação ambiental e na valorização do Rio São Francisco.
Durante a votação, o vereador Denys Reis destacou a trajetória de Gustavo Lopes, enfatizando seu papel na defesa do meio ambiente em Alagoas. O parlamentar lembrou a participação do homenageado na construção da ponte Penedo-Neópolis, além de sua atuação técnica e comprometida no projeto Renasce Salgadinho, em Maceió.
A entrega oficial da homenagem ocorrerá durante Sessão Solene no plenário da Câmara, em celebração ao Dia Mundial das Águas. Além disso, o vereador Derivan Thomaz anunciou que indicará Gustavo Lopes para receber outra honraria: a Comenda Raimundo Marinho.
O Legislativo penedense também reconheceu outras lideranças ambientais com a Comenda Guardião das Águas. Foram agraciados, por meio dos Decretos nº 002/2025 e nº 004/2025, o superintendente da Codevasf, João Paulo Tavares, e o ex-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira — ambos destacados por sua contribuição à recuperação e proteção do Velho Chico.