Com o anúncio oficial do fim da guerra na Faixa de Gaza, nessa quinta-feira (9), a população de Israel vive um momento de euforia e alívio. Em Tel Aviv, o sentimento é de celebração. “Aqui está todo mundo muito alegre e feliz”, contou Eliane Frenkiel, brasileira que mora na capital israelense há quase 18 anos, em entrevista ao Metrópoles.
Segundo ela, o principal motivo da alegria é a expectativa pelo retorno dos reféns capturados pelo Hamas durante o conflito. “Nós teremos de volta a casa dos reféns. Seja para reencontrar suas famílias, ou para que possam ter uma despedida digna, no caso dos que foram mortos em cativeiro”, relatou.
A Praça dos Reféns, antes símbolo de dor e protestos contra o governo de Benjamin Netanyahu, se transformou na “praça da alegria”. O local, que já foi palco de manifestações por paz e liberdade, agora recebe israelenses comemorando o fim de um período de tensão e perdas.
Eliane também vê o fim do conflito como um novo começo. A brasileira foi vítima direta da guerra, em junho, o prédio onde morava com o filho foi bombardeado durante o confronto entre Israel e Irã. Desde então, ela vive com amigos em Tel Aviv, tentando reconstruir a vida após meses de incerteza. “É um recomeço para todos nós”, disse.