A Pindorama revolucionou o setor sucroenergético nordestino ao lançar a primeira usina flex da região. Agora, revoluciona através do incentivo ao cultivo do sorgo em Alagoas.
Na sexta-feira, dia 3 de outubro, o que era ideia se fez na prática, com a colheita de 11 hectares de sorgo, no município de Batalha, e transporte de cerca de 60 toneladas do grão para a Usina Pindorama. É a primeira colheita de sorgo para produção de etanol em terras alagoanas.
A semente começou a dar frutos através de uma parceria firmada com a Latina Seeds, em evento realizado em 16 de janeiro deste ano, com pequenos e médios produtores rurais de todas as regiões do estado. Na ocasião, a Pindorama despertou neles o interesse pela cultivo do sorgo granífero.
Dos 11 hectares de terras cultivadas com sorgo na propriedade do produtor rural Manoel Messias Costa, cerca de 60 toneladas de grãos foram colhidas. Esse total foi adquirido pela Cooperativa Pindorama para produção do etanol e, no final do processo, o coproduto WDG, de grande índice proteico e essencial para nutrição animal, principalmente gado leiteiro e de corte.
Segundo o gerente comercial da Latina Seeds para o Nordeste, Thiago Rodrigues, a iniciativa da Pindorama está gerando resultados promissores para Alagoas. Ele destacou que, com pouco investimento, a lavoura em questão gerou resultados excelentes.
“Uma média de produtividade de mais de 87 sacas por hectare. Uma excelente produtividade para um primeiro plantio, ainda mais com um investimento de médio a baixo custo. Em peso, por hectare, deu mais 5.200 kg. Excelente!”, avaliou Rodrigues.
O produtor Manoel Messias Costa disse que o plantio foi uma grande conquista, agradecendo à Pindorama e à Latina Seeds pelo apoio.
“Uma grande conquista. Com muito esforço e apoio foi plantado o sorgo da Latina Seeds, com acompanhamento do Thiago Rodrigues e a garantia de compra da Pindorama. Sou o primeiro aqui em Alagoas a fornecer sorgo à Pindorama. Quero agradecer a todo o apoio da Cooperativa em todos os momentos, e ao Thiago Rodrigues, desde o plantio até a colheita”, agradeceu Costa.
O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, é um dos principais imcentivadores do desenvolvimento da cultura do sorgo no estado. Segundo o próprio, trata-se da realização de um objetivo coletivo de busca por mais crescimento.
“Estamos cumprindo aquilo que a gente sempre sonhou, de apoiar, garantir a compra e a logística. Está concretizada a primeira colheita de sorgo no estado de Alagoas para a produção de etanol. Outras virão, estimulando mais uma vertente de geração de emprego, renda e de desenvolvimento para Alagoas”, comemorou Klécio Santos.
A Cooperativa Pindorama sempre apostou em energia renovável e limpa, dando uma importante contribuição junto à política de descarbonização no país. Isso evidencia o DNA de pioneirismo de uma das maiores cooperativas agroindustriais do Brasil, sua preocupação com o meio ambiente, com a preservação dos recursos naturais renováveis e com geração de mais oportunidades para os alagoanos.