O ator, jornalista, historiador e escritor David José Lessa Mattos Silva morreu nesta segunda-feira (6/10), em São Paulo, aos 83 anos. Ele foi o responsável por interpretar o primeiro Pedrinho na adaptação original de O Sítio do Picapau Amarelo (1955-1959), exibida pela TV Tupi. A causa da morte foi uma doença pulmonar progressiva, com a qual ele foi diagnosticado em 2017.
David José iniciou sua carreira na televisão muito jovem. Com apenas 12 anos, em 1954, ele já era aluno do Teatro Escola de São Paulo (TESP) e, no ano seguinte, estreou como o famoso personagem da obra de Monteiro Lobato, sendo um dos atores mais novos a atuar na TV em sua época.
Além do trabalho na TV e no teatro, Lessa dedicou-se à academia. Ele era formado em Ciências Sociais pela USP e estudou na França, nas universidades Paris VIII e Paris X. Ao retornar ao Brasil, destacou-se com o livro O espetáculo da Cultura Paulista: Teatro e TV em São Paulo – 1940-1950, uma obra de referência nos estudos da dramaturgia paulista.
O velório do artista está marcado para esta terça-feira (7/10), em São Paulo, a partir das 9h. David José Lessa Mattos Silva deixa a esposa, dois filhos e dois netos.