O Brasil recebeu 7.099.237 turistas estrangeiros entre os meses de janeiro e setembro. Segundo dados adiantados pela Embratur à CNN, o número representa alta de 45% ante o mesmo período de 2024.
É a primeira vez que o país atinge o marco de 7 milhões de visitantes. Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o recorde é fruto do esforço do governo para “reconstruir a imagem do Brasil no mundo, como um destino de diversidade e sustentabilidade”.
“O Brasil hoje é respeitado e desejado por turistas de todas as nacionalidades. Esse número recorde se traduz na vida dos brasileiros através de emprego, renda e oportunidade em cada canto do país”, disse Freixo. “É o pequeno empresário que amplia seu negócio, o artesão que vende demais, o guia que tem mais trabalho. O turismo está ajudando a mover a economia e a transformar vidas”.
O desempenho supera as metas do plano nacional de turismo, que previa 6,9 milhões de turistas gringos para o ano todo. Argentina, Chile e Estados Unidos lideram os países de origem de turistas.
“Estamos vivendo um momento histórico para o turismo brasileiro. Já superamos a meta anual com três meses de antecedência, o que mostra a força do nosso setor e a confiança do mundo no Brasil“, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Fonte: CNN