Nesta segunda (6), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o antídoto para o tratamento de pessoas intoxicadas por metanol chegará ao Brasil ainda nesta semana. Os medicamentos foram adquiridos do Japão pelo Governo Federal.
Trata-se do Fomepizol, que age na inibição de enzimas do fígado e impede a formação de venenos tóxicos. O ministro Padilha afirmou ao portal Metropóles que foram adquiridos cerca de 2,5 mil frascos do antídoto.
Ele ainda afirmou que também foram compradas 12 mil ampolas de etanol, que completarão o tratamento das intoxicações após ingestão de bebidas alcóolicas. A força-tarefa deve se concentrar primeiramente no Estado de São Paulo, visando agilizar o diagnóstico e o descarte de casos suspeitos.
O ministro ainda ressalta que as quantidades adquiridas são suficientes para abranger a situação, mas que o governo sinalizou a intenção de compra de mais unidades caso seja necessário.
Até o momento, o país registrou 209 casos de intoxicação por metanol, sendo 16 confirmados. Também foram notificados 15 óbitos, sendo dois confirmados e 13 em investigação. Diante da situação, o Ministério da Saúde recomenda evitar a ingestão de bebidas destiladas, principal alvo das adulterações.