O presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisou trocar de aeronave na manhã de quinta-feira (2), enquanto cumpria agenda na Ilha do Marajó, no Pará. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportava a comitiva apresentou falha no motor ainda no solo, no aeroporto de Belém, e foi substituído por outro modelo.
Em entrevista à TV Liberal, Lula relatou o ocorrido e disse ter agradecido por o problema ter sido identificado antes da decolagem. “Fui pegar o avião para ir para o Marajó e teve um problema no motor. Eu só tinha que agradecer a Deus porque podia ter tido um problema quando eu estivesse no ar e teve quando eu estava em terra”, afirmou. O presidente acrescentou que houve risco de incêndio, mas a situação foi controlada, e a viagem seguiu em um avião modelo Brasília.
O Palácio do Planalto confirmou a troca de aeronaves por meio de nota oficial. Segundo a comunicação, “durante os procedimentos de acionamento dos motores, foi identificado um problema técnico-operacional na aeronave. Por precaução e seguindo protocolos de segurança, a FAB optou por utilizar uma aeronave reserva, sempre disponível nas missões presidenciais”.
Não é a primeira vez que Lula enfrenta problemas em voos oficiais. Em outubro do ano passado, o avião presidencial VC-1 apresentou falha técnica após decolar no México, obrigando a aeronave a permanecer por cerca de cinco horas em voo para despejar combustível antes do pouso de emergência.