O prefeito Bebeto Barros, após visita técnica de representantes da 5ª Gerência Regional de Educação (5ª GERE), assinou o termo de adesão ao Programa Escola 10. A reunião apresentou dados gerais sobre os cursos de formação para docentes, os resultados da alfabetização entre estudantes do ensino fundamental e reafirmou a parceria educativa entre o município e o Estado. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) está elaborando diversas estratégias de ensino, incluindo projetos de inclusão digital, ações voltadas à educação de jovens e adultos e aulões de preparação.
A adesão ao Escola 10 – iniciativa do governo estadual para fortalecer o letramento e reduzir os índices de analfabetismo – vai ampliar o acesso à educação de qualidade em Girau e contribuir para a diminuição da evasão escolar. Desde 2017, o programa garante a bolsa permanência aos estudantes alagoanos, com destaque para os ingressantes da EJA.
No início deste ano, a cidade recebeu o Selo Ouro, em Brasília, por se destacar no processo de aprendizagem acelerada entre alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental I, pela valorização salarial dos professores e pela coordenação didática voltada ao desenvolvimento das práticas de leitura e escrita.
“Aderimos ao Escola 10 pensando justamente no melhor desenvolvimento educacional dos estudantes girauenses, inclusive associado ao incentivo financeiro para jovens e adultos, blindando as possíveis desistências por falta de amparo social. Hoje, Girau conta com boa estrutura pedagógica, professores qualificados e bem remunerados, além de projetos voltados para o avanço letivo. A população pode ter certeza de que sempre vamos buscar o melhor para a educação”, afirma o prefeito Bebeto Barros.
Girau já recebeu premiações pelo incentivo ao estudo aprofundado em línguas estrangeiras e robótica. Anualmente, as escolas municipais – tanto da zona urbana quanto da rural – são destaques em programas educacionais do Estado. Um exemplo claro dessas conquistas são as medalhas de prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), além do excelente desempenho de estudantes no Enem, que superaram as médias nacionais.
Formação de docentes com foco no aprimoramento do ensino
Os professores da rede pública municipal de ensino participam de um cronograma de capacitações até o início de outubro, conforme a proposta da SEMEC. Por meio da Formação Continuada de Professores, com etapas voltadas também para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), a prefeitura oferece palestras dinâmicas, apresentação de dados, novas diretrizes curriculares e até momentos lúdicos. Neste ano, o tema central relembra como a categoria ressignifica o saber e traz esperança para o processo de alfabetização no município.
De acordo com o cronograma, os docentes receberão a cartilha atualizada com instruções pedagógicas baseadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As reuniões destacam a importância da formação docente para a cidade, aprimorando o ensino público por meio de práticas didáticas inovadoras e contribuindo para resultados significativos.
Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Quitéria Cezar, a educação em Girau do Ponciano está ultrapassando as barreiras do analfabetismo, consolidando-se como um dos compromissos da gestão.
“As formações de docentes são essenciais para colhermos bons frutos educacionais. Costumamos dizer que um bom professor transforma vidas, e isso depende muito de especializações e de escolas estruturadas. Girau oferta ensino de qualidade e, graças ao empenho da gestão de Bebeto Barros, estamos tornando nossa cidade uma referência educacional, com foco na inclusão, capacitação e compromisso”, ressalta Quitéria Cezar.