“Temas tributários são difíceis de convergir e esse, surpreendentemente foi aprovado com unanimidade, com todos a favor, com 493 votantes. Agora é a hora de esperar a votação e esperar que o Senado ratifique. Se ele retificar volta para a Câmara e podemos analisar para seguir para sanção do presidente ainda neste ano.”
Assim se manifestou o deputado federal Arthur Lira (PP/AL) após a aprovação no plenário da Câmara, por unanimidade, do projeto de lei, relatado por ele, que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais e, em compensação, tributa contribuintes de alta renda.
O presidente Lula (PT), que encaminhou a proposta ao Congresso Nacional, comemorou bastante o resultado, em postagem nas redes sociais:
“Essa é uma vitória compartilhada pelo Governo do Brasil, as deputadas e deputados e pelos movimentos sociais. Agradeço o presidente Hugo Motta, o relator Arthur Lira e cada um dos líderes que conduziram o processo de aprovação do projeto. Tenho certeza de que a proposta também contará com amplo apoio no Senado.”
O resultado unânime a bem da verdade é entendido como uma vitória não só do governo, mas do relator do projeto, Arthur Lira, que demonstrou grande poder de articulação junto aos demais deputados federais.
Fonte: TNH1 Flávio Gomes de Barros