Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    sexta-feira, 28 novembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Milei assina decreto que autoriza entrada de militares dos EUA na Argentina
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Milei assina decreto que autoriza entrada de militares dos EUA na Argentina

    2025-10-02T11:27:30-03:000000003031202510

    O presidente da Argentina, Javier Milei, autorizou nesta terça-feira (30), por meio de decreto, a entrada de militares dos Estados Unidos no país. A medida tem como finalidade viabilizar a realização de um exercício militar conjunto com forças navais especiais argentinas.

    O treinamento será realizado entre os dias 20 de outubro e 15 de novembro, em diversas bases navais do país, incluindo Mar del Plata, Ushuaia e Puerto Belgrano, além de outros espaços destinados à instrução militar, tanto em ambientes marítimos quanto terrestres.

    Embora o governo tenha enviado previamente ao Congresso o projeto de autorização para entrada de tropas estrangeiras, a proposta ainda não foi analisada pelos parlamentares. Diante da demora, a decisão foi tomada por decreto presidencial.

    Segundo o texto assinado por Milei, a ausência da Argentina no exercício conjunto com os Estados Unidos “afetaria significativamente o adestramento naval em operações combinadas”, justificando a urgência da medida. O governo também alegou que “a natureza excepcional da situação apresentada torna impossível seguir os trâmites ordinários previstos na Constituição”, que reserva ao Congresso a atribuição de autorizar a entrada de forças estrangeiras no território nacional, conforme o artigo 75 da Carta Magna.

    O objetivo do exercício, conforme descrito no decreto, é promover a troca de procedimentos, técnicas e táticas entre as forças especiais dos dois países. A ação pretende preparar os militares para operar em cenários complexos que exigem coordenação multinacional, resposta imediata e uso de tecnologias avançadas, com a contribuição doutrinária e técnica da Marinha dos EUA.

    Ainda de acordo com o documento, o treinamento também busca aprimorar os processos de planejamento, preparação e gestão de riscos em operações conjuntas, tanto em situações de combate quanto de assistência humanitária. O governo argentino destaca que a experiência acumulada pelas forças especiais norte-americanas representa um “recurso inestimável” para fortalecer as capacidades operacionais das tropas argentinas.

    A assinatura do decreto coincidiu com o anúncio de um novo encontro entre Javier Milei e o ex-presidente Donald Trump, marcado para o dia 14 de outubro, na Casa Branca. Os dois já haviam se encontrado na semana anterior, em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU.

    Na condução da política externa, Milei tem reiterado sua preferência por estreitar laços com os Estados Unidos e Israel, considerados por ele como os principais aliados estratégicos da Argentina.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.