Durante a sessão da última terça-feira (30) na Assembleia Legislativa de Alagoas, o deputado estadual Lelo Maia fez duras críticas à vereadora Teca Nelma, ao comentar o debate ocorrido na Câmara Municipal de Maceió sobre um projeto de lei polêmico. A proposta, de autoria do vereador Leonardo Dias, visa proibir procedimentos de transição de gênero para menores de 18 anos na capital alagoana.
Sem mencionar nomes diretamente, Lelo Maia afirmou que existem políticos que estariam “usando crianças para defender ideologia trans” e anunciou que acionará a Justiça para impedir qualquer avanço nesse tipo de medida. “Quero dizer a essa turma que não use crianças para promover e defender suas ideologias”, declarou o parlamentar em plenário.
Em seguida, o deputado ampliou suas críticas, direcionando-as à ex-deputada federal Tereza Nelma, mãe da vereadora Teca Nelma e atual secretária de Cidadania e da Pessoa com Deficiência de Alagoas (Secdef). Ele manifestou preocupação com a atuação da gestora à frente de temas relacionados à infância. “Me preocupa muito que a mãe da vereadora é secretária da Criança de Alagoas, que ela não seja contaminada por essas ideologias, porque eu vou entrar na Justiça, convocar a sociedade civil, para que transição de gênero para criança não exista em Alagoas”, afirmou.
Ao final da sessão, o deputado Cabo Bebeto também se manifestou sobre o tema. Ele destacou que já está em vigor a Lei nº 9.486, de sua autoria, que proíbe o uso de bloqueadores hormonais em crianças menores de 16 anos, tanto na rede pública quanto na privada de saúde do estado.