Uma pesquisa do instituto PoderData, divulgada nesta quarta-feira (1º), revela que 51% dos brasileiros desaprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O número representa uma leve queda em relação à sondagem anterior, feita em julho, quando a desaprovação era de 53%. A oscilação está dentro da margem de erro.
Já a aprovação do governo subiu de 42% para 44% no mesmo período, também dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento ouviu 2.500 pessoas em 178 municípios de todas as unidades da federação, entre os dias 27 e 29 de setembro, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa destaca dois eventos políticos relevantes ocorridos entre os dois levantamentos: o tarifaço anunciado por Donald Trump contra o Brasil, em 9 de julho, e a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado, em 11 de setembro.
O atual índice de desaprovação é o mais baixo registrado desde janeiro deste ano, segundo a série histórica do PoderData.
Avaliação do governo federal
O levantamento também mediu a avaliação do governo do presidente Lula.
Neste caso, 43% dizem ser “ruim/péssimo”; outros 32% classificam como “regular” e os que consideram como “ótimo/bom” são 23%.
Avaliação do trabalho de Lula
Na pesquisa anterior, de julho, a avaliação negativa da administração era de 41%, contra 22% de positiva. Outros 34% a consideravam regular. Veja a série histórica: