Arthur Lira avisou que não será candidato a deputado federal e que é, desde já, pré-candidato ao Senado em 2026. E foi mais longe ao afirmar que “não tem espaço” para que ele, Davi Davino e Alfredo Gaspar concorram ao mesmo tempo pela mesma vaga.
A declaração, dada em entrevista ao jornal O Globo, repercutiu na imprensa local e, claro, reverberou nos meios políticos.
O ex-deputado estadual Davi Davino Filho (Republicanos) que aparece em segundo nas pesquisas de opinião para o Senado manda avisar que ninguém pode falar por ele. Em resposta ao recado de Lira, Davi Davino Filho afirmou que mantém a pré-candidatura ao Senado.
Em declaração ao blog do Edivaldo Junior, Davi Davino Filho disse que “respeito a opinião do Arthur Lira, mas é importante dizer que cada um de nós tem sua própria decisão e autonomia sobre a candidatura”. E enfatizou: “eu, por exemplo, tenho meu partido e minha própria voz nesse processo, então não cabe a outra pessoa decidir por mim”.
Davino avisou que mantém seu projeto: “Minha posição é seguir com a minha pré-candidatura de forma respeitosa e transparente”.
A resposta de Davi Davino transforma o recado de Arthur Lira em um teste de força interna na oposição. Lira tenta limpar o terreno para se consolidar como nome único da oposição; Davino reivindica autonomia e legitimidade partidária. Até que haja uma decisão formal das executivas e das alianças locais, a disputa ficará em aberto.
Fonte: Blog de Edivaldo Júnior