A Usina Pindorama deu início à safra 2025/2026 em Alagoas na última semana de agosto. Com isso, o Departamento Técnico do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Etanol do Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL) divulgou o primeiro boletim quinzenal do novo ciclo, apresentando os dados iniciais da moagem.
Segundo o levantamento técnico, que considera a posição acumulada até o dia 15 de setembro, foram processadas pouco mais de 230 mil toneladas de cana-de-açúcar. Esse volume foi registrado com base nas informações fornecidas pelas unidades industriais que já haviam iniciado as atividades da nova safra.
Esse número reflete o desempenho de apenas três usinas em operação até a primeira quinzena de setembro, cujo ritmo de moagem foi impactado negativamente pelas chuvas que atingiram as regiões canavieiras do estado.
Além disso, o boletim revela que foram produzidas 10.507 toneladas de açúcar nas variedades VHP, cristal e refinado, além de 4,641 milhões de litros de etanol.
Mesmo com a maior parte das usinas ainda inativas no período avaliado, a expectativa é que 15 unidades industriais participem da safra atual. A estimativa do setor é de que sejam processadas mais de 17,7 milhões de toneladas de cana, o que representaria um aumento de 1,8% em relação ao volume esmagado no ciclo anterior.