A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz) iniciou nesta semana a utilização de câmeras com reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para fiscalizar veículos em tempo real. A tecnologia permite identificar débitos de IPVA, atraso no licenciamento e até veículos roubados.
Segundo a Sefaz, os testes apresentaram 100% de eficácia. O sistema foi usado em duas blitze realizadas na última terça-feira (23) e quinta-feira (25), na Avenida Marília Mendonça e na via Rota do Mar. Ao todo, 15 veículos em circulação foram detectados com pendências.
As operações contaram com apoio da Polícia Militar de Alagoas, por meio do Batalhão de Trânsito (BPtran) e do Batalhão Rodoviário (BPRv), além do Detran-AL, da Companhia Fazendária e da Operação Lei Seca.
O monitoramento é feito por meio de um aplicativo desenvolvido pela Sefaz em parceria com o Detran, que cruza os dados captados pelas câmeras com o banco de informações de veículos. O objetivo, segundo o órgão, é modernizar a fiscalização e reforçar a segurança no trânsito.
A gerente de Constituição de Crédito Tributário da Sefaz, Alda Fernandes, avaliou positivamente os primeiros resultados da iniciativa. Já o tenente-coronel Thalvannes Ramos, comandante do BPRv, destacou a importância da parceria entre os órgãos e classificou o novo sistema como um reforço significativo para a segurança pública do Estado.