O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, declarou no último sábado (27) que o Brasil precisa ser “consertado” para deixar de adotar medidas que prejudiquem a economia americana. Segundo ele, o país está no grupo de nações que devem rever suas posturas comerciais diante dos Estados Unidos.
Na entrevista concedida ao canal americano NewsNation, Lutnick citou Brasil, Índia e Suíça como exemplos de países que, na visão dele, “têm um problema” e precisam reagir de forma adequada às demandas norte-americanas. Ele defendeu que essas economias abram seus mercados e interrompam ações consideradas desfavoráveis aos interesses dos EUA.
O cenário atual é marcado pelo “tarifaço” de 50% imposto pela Casa Branca ao Brasil em agosto deste ano. A medida foi anunciada pelo presidente Donald Trump após o republicano enviar uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual criticou a relação comercial considerada injusta entre os países e a postura do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).