O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, planeja anunciar nos próximos dias o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, substituindo Márcio Macêdo (PT).
Conforme publicado pela Folha de S.Paulo, fontes afirmam que o presidente Lula comunicou a mudança a ministros e aliados antes de embarcar para os Estados Unidos, onde está presente para a Assembleia Geral da ONU, em Nova York. O petista deve formalizar a mudança assim que retornar ao Brasil.
O objetivo de tornar Boulos ministro da Secretaria-Geral da Presidência tem como alvo as eleições de 2026. A ideia é se aproximar dos jovens, uma vez que o órgão é responsável pela interlocução do governo com movimentos sociais.
Outro ponto para essa ação do governo Lula é fortalecer uma aliança de esquerda para o pleito presidencial, com o eminente abandono do Centrão da administração federal e os acenos à direita.
Macêdo, por sua vez, deverá concorrer ao cargo de deputado federal pelo Sergipe em 2026. Ainda segundo fontes da Folha de S.Paulo, Lula pediu aos membros do PT no estado para cuidarem da campanha do ministro.
Com a possível saída de Macêdo e a chegada de Boulos, o terceiro governo Lula terá a 13ª mudança de ministros.
Fonte: Sputinik Brasil