A Assembleia Legislativa de Alagoas promove nesta quarta-feira (24), às 9h30, na Câmara de Vereadores de Craíbas, uma audiência pública para ouvir moradores atingidos pelas atividades da Mineração Vale Verde, responsável pela operação da Mina Serrote, no Agreste.
A comissão é presidida pelo deputado Ronaldo Medeiros (PT) e conta com a participação dos parlamentares Ricardo Nezinho (MDB), Gilvan Barros (MDB), Breno Albuquerque (MDB), Silvio Camelo (PV) e Fernando Pereira (PP). Estão confirmados representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Direitos Humanos, Defensoria Pública, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Ministério Público.
Moradores denunciam rachaduras em casas, tremores de terra, barulho constante, poeira em excesso, risco de contaminação de rios e prejuízos à saúde e à agricultura. Também há relatos de explosões fora do horário combinado, destruição de imóveis e mortes de animais. Ronaldo Medeiros afirmou que “o parlamento estadual está ao lado do povo e vai cobrar transparência, fiscalização e providências para garantir a segurança das famílias e do meio ambiente”.
Durante a audiência, parlamentares e instituições irão ouvir depoimentos, coletar denúncias, visitar residências afetadas e avaliar os impactos da mineração para encaminhar um relatório com recomendações, inclusive medidas emergenciais.