O vereador Leonardo Dias (PL) entregará, no próximo dia 6 de outubro, o Título de Cidadão Honorário de Maceió ao arcebispo metropolitano, Dom Carlos Alberto Breis. A solenidade ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de Maceió.
A homenagem foi oficializada por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 015/2024, aprovado pelo Legislativo municipal. A proposta reconhece o trabalho pastoral e social desenvolvido por Dom Carlos desde sua chegada a Alagoas, em janeiro do ano passado, ainda como bispo coadjutor.
Segundo o autor do projeto, vereador Leonardo Dias, o título simboliza o reconhecimento da cidade a um líder religioso que vem se dedicando à evangelização e à aproximação com a comunidade maceioense.
“Conceder o Título de Cidadão Honorário de Maceió a Dom Carlos Alberto Breis é uma forma de reconhecer não apenas sua missão pastoral, mas também o carinho e a dedicação que ele tem demonstrado ao povo maceioense. Sua presença fortalece a fé e inspira esperança, valores que são fundamentais para a nossa cidade.”
Dom Beto Breis
Dom Carlos Alberto Breis Pereira, OFM, conhecido como Dom Beto, nasceu em 16 de setembro de 1965, em São Francisco do Sul (SC). Ingressou na Província Franciscana da Imaculada Conceição e fez profissão religiosa em 1987. Foi ordenado sacerdote em 1994, após concluir estudos em Filosofia e Teologia no Recife e em Olinda.
Com licenciatura em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, exerceu diversas funções de liderança na Ordem Franciscana, incluindo as de pároco, formador, vigário provincial e Ministro Provincial da Província de Santo Antônio, além de presidir a Conferência dos Frades Menores do Brasil.
Em 2016, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo coadjutor de Juazeiro (BA), onde assumiu a diocese no mesmo ano. Em novembro de 2023, também por indicação do pontífice, foi nomeado arcebispo coadjutor de Maceió, assumindo como Arcebispo Metropolitano em abril de 2024, após renúncia de Dom Antônio Muniz. Desde então, vem se destacando pela proximidade com os fiéis e pelo trabalho pastoral à frente da Igreja Católica na capital alagoana.