A Prefeitura de Santana do Ipanema lançou nessa sexta-feira (19), na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), o Programa Municipal de Castração de Cães, uma política pública contínua que visa garantir o bem-estar animal, proteger a saúde dos santanenses e promover o controle populacional dos cães no município.
A iniciativa terá execução semanal, todas as sextas-feiras, sob a responsabilidade do médico veterinário Dr. Ivan França.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Fabiana Xavier, o programa foi planejado para atender inicialmente os cães em situação de rua, buscando reduzir a superpopulação e as consequências ligadas ao abandono, como a disseminação de doenças. Em seguida, a ação será ampliada para alcançar também animais domesticados e semi-domesticados.
O programa cumpre todas as normas técnicas e de segurança. Os animais são recolhidos com antecedência de um dia, passam por exames e testes de detecção de leishmaniose, recebem anestesia adequada para o procedimento e, após a cirurgia, permanecem em observação no pós-operatório, com toda a medicação necessária para garantir uma boa recuperação. Além disso, todos os cães atendidos são chipados para facilitar a identificação e o acompanhamento.
“O programa leva em consideração princípios técnicos operatórios, com anestesias seguras e todo o suporte no pós-operatório para que os animais tenham uma recuperação tranquila”, destacou o Dr. Ivan.
O Programa Municipal de Castração de Cães é pioneiro na região por não se tratar de uma ação pontual, mas sim de uma medida permanente que seguirá em funcionamento até atender toda a demanda local.