Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    quinta-feira, 1 janeiro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»Municípios»Os fantasmas da articulação no Congresso são de Alagoas
    Municípios

    Os fantasmas da articulação no Congresso são de Alagoas

    2025-09-22T09:01:21-03:000000002130202509

    A Câmara Federal, nesta semana, tratorou o judiciário com a PEC da blindagem e a urgência para a anistia. O presidente da Casa, Hugo Motta, conseguiu mostrar um ritmo de força política unindo gregos, espartanos e troianos. É, sim, um Cavalo de Tróia o que a Câmara enviou ao Senado, onde o presidente Davi Alcolumbre mostrou que pensa e age rápido. Em praticamente três minutos, após o recebimento da PEC, ele despachou o projeto para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se fosse direto ao Plenário seria rápido, na CCJ seguirá um rito ao modo padrão. Com isso, serão: dias?, semanas?, meses ?…

    Motta e Alcolumbre não estão na presidência à toa. São “gigantes”, “grandiosos”, mas ambos possuem um “Ghost Partner”, uma espécie de articulador fantasma, aquele que todos sabem que existe.

    Todos sabem que, na Câmara, Motta tem Arthur Lira, e no Senado, Alcolumbre tem Renan Calheiros (não é mole, não). Mas Alagoas tem mais: o “punido” Isnaldo Bulhões atua na interlocução entre Arthur e Renan. E pode, Arnaldo? Pode, sim!

    A semana (pelo menos no Plenário das Casas) chega ao fim com Arthur Lira confirmando que mantém altivez na Câmara; Renan, reaparece como a sombra e a voz consultiva mais imponente no Senado. Não há dúvida, para gregos, espartanos e troianos, que Alagoas protagoniza a política em Brasília.

    É bem diferente da força que eles (os três) e os demais demonstram para resolver ou minimizar temas graves por aqui, onde há localidades em “eterna situação de emergência por conta da seca” e outros onde a cada inverno crises de ansiedade se multiplicam pelo medo de novas tragédias com as enchentes.

    Tanta força (coletiva), tão pouco interesse em definições que mudariam o cotidiano de milhares de famílias, em todas as regiões.

    PS.: Reafirmando: os dois são “Ghost Partner” às nossas vidas, porque tiveram poder demais, quando presidentes – de fato e de direito – da Câmara e Senado, e nem SEQUER pautaram essas duas necessidades URGENTES, com efetividade. Corações duros, com os torrões do Sertão, inundados pela falta de sensibilidade.

    Traduzindo Ghost Partner
    Na língua inglesa, significa FANTASMA PARCEIRO.

    Até o próximo ano, querido inverno!

    Fonte: Wadson Regis

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2026 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.