Em protesto contra a chamada PEC da Blindagem e o projeto que prevê anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, manifestantes abriram, nesse domingo (21), uma bandeira gigante do Brasil na Avenida Paulista, em São Paulo.
O ato reuniu milhares de pessoas em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), ponto histórico de manifestações políticas no país. A bandeira verde e amarela foi estendida em contraponto ao movimento realizado em 7 de setembro por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quando uma bandeira dos Estados Unidos foi estendida no mesmo local.
Na ocasião, bolsonaristas exaltaram Donald Trump e defenderam o perdão a Bolsonaro e outros condenados por tentativa de golpe. Já neste domingo, os organizadores do ato lembraram que medidas de Trump, como tarifas e sanções contra o Brasil, atingiram diretamente a soberania nacional.
O Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a ONG More in Common, calculou em 42,4 mil pessoas o público da manifestação contra propostas em discussão no Congresso.
As manifestações começaram pela manhã em capitais como Brasília (DF), Natal (RN), Salvador (BA), Belém, Belo Horizonte (MG), Manaus (AM) e São Luís (MA). À tarde, ganharam força em São Paulo, Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), e outras cidades.
Fonte: Metrópoles